Imagem capa - Um dia de ensaio na Lapa e Santa Teresa por Dantas Jr.
Dia a dia na Dantas Jr. Fotografia

Um dia de ensaio na Lapa e Santa Teresa

Hoje foi dia de ensaio pre wedding!


Como tem sempre gente perguntando como  é o dia a dia de um fotógrafo, vou tentar sempre falar um pouco da minha rotina na Dantas Jr. Fotografia. Acho que isso é um pouco da curiosidade de noivos (que querem saber o que você faz) e de muita gente que me procura pedindo conselhos para entrar na fotografia (ou até mesmo mudar sua rotina).


Então, vamos lá!


Há algum tempo eu tava preparando esse ensaio de hoje. As noivas (isso mesmo! NOIVAS!) já tinham comentado suas preferências e falaram, desde a primeira reunião, que a Lapa e Santa Teresa tinham tudo que elas mais gostavam: boemia, samba, cerveja e diversão. Bom, eu não via outra opção a não ser fazer o ensaio lá!


Pesquiso muitas referências. Procuro não deixar me influenciar muito. Até porque, a maioria das referências que busco não são de casamento ou ensaios de noivos. Gosto muito de olhar editoriais e fotos de arquitetura, turismo. Se eu for atrás de imagens de ensaio, corro sério risco de fazer mais do mesmo e limitar minha criatividade.


Como esses dias anteriores choveram, ficamos de olho na meteorologia. Hoje só um chuvisco e tempo nublado. Nada que atrapalhasse nossas fotos.


Mas, o mais importante: segurança! Num ensaio como o de hoje, sair sem um segurança é loucura! Infelizmente, vivemos numa cidade onde estamos sujeitos a sermos surpreendidos a qualquer momento. Assim, meu conselho aos casais de noivos e fotógrafos é: mesmo com seguro do seu equipamento, ao fazer ensaios em lugares assim, contratem um segurança para acompanha-los. Com certeza, isso faz toda diferença. 


Mas, vou falar mais sobre a locação (o ensaio vai aparecer em breve aqui no site). 


A Lapa é um lugar super encantador e envolvente. Curto demais fazer fotos ali. Pegar um pouco da arquitetura urbana e história da cidade. É um lugar que transpira boemia. Talvez seja o cheiro forte de cerveja e urina em alguns lugares...rs


Mas, brincadeiras a parte, é um lugar que envolve. Basta reparar no brilho nos olhos dos turistas visitando o local. Seja pelos arcos do aqueduto, pela Escadaria Selarón, ou pelo Circo Voador. O lugar tem um clima super legal para se explorar em imagens. Sem contar nos grafites. Como ali é um reduto dos guetos voltado para a street art, você se depara com uns grafites sensacionais. Tudo perfeito e pronto para ser explorado.


De lá, partimos para Santa Teresa, ou apenas, Santa, pros íntimos. As ruas estreitas, com suas curvas e a linha do bonde trazem um charme de São Francisco para essa parte do Rio. Começamos pelos óbvios: Largo do Curvelo, Parque das Ruínas, até terminarmos o ensaio no tradicional Bar do Mineiro, com direito ao tradicional bolinho de feijoada.


Um roteiro turístico trazido pra dentro do ensaio!


Cada vez que fotografo essas áreas eu sinto mais felicidade de ser carioca.


Vale explorar a nossa cidade que é um verdadeiro cartão postal e fugir do óbvio! 


Uma dica: saiam do eixo Jardim Botânico - Praia Vermelha! Existe um Rio de janeiro inteiro a ser explorado!


Procuro sempre adequar os ensaios do meus noivos ao que, realmente, faça parte de sua rotina. Jamais levo um casal que não goste de areia para um ensaio na praia "só porque é bonito". 


Hoje voltei pra casa ainda mais apaixonado pelo Centro. Pela Lapa. Por Santa. E descobri novidades. Fiquei muito feliz em ver que elas também curtiram...