Imagem capa -
Falando de casamento

"O MAKING OF DA NOIVA NO DIA DO CASAMENTO" POR DANTAS JR.

Há algum tempo atrás, , mais precisamente, em meados de 2011, saiu um artigo meu no site Noivas.net e, hoje, ao resgata-lo, vi que ele ainda continua atualizado.


Então, vamos lá! Nada mais justo do que eu compartilha-lo novamente com as noivas que buscam dicas sobre o seu grande dia...


"Uma das coisas que mais nos solicitam quando somos contratados para fotografar casamentos é o registro do making of. Hoje, fotografar o making of da noiva já virou quase uma tradição, mas o que é o making of, propriamente?


Bom, o making of, na tradução literal significa ver como foi feito e surgiu como uma tradição no cinema e foi, aos poucos, sendo trazido para o mundo da fotografia. Hoje, ver como foi feito um ensaio, a preparação de um set e, claro, como a noiva ficou Linda daquele jeito pra cerimônia de casamento. Ao contrário do que muitas pessoas pensam, fotografar making of não é uma coisa tão simples. Já vi gente que achava que era só fotografar a noiva de bobes no cabelo e sem maquiagem. Não! Não é só isso! E requer muito dos dois lados: fotógrafo e noiva. Deixe-me explicar.


É preciso um olhar diferenciado do fotógrafo, pois ele precisa captar a beleza da sua modelo, mesmo sem estar preparada. São os momentos pré-casamento, a tensão, um detalhe a mais como um mexer no telefone, um olhar, por exemplo… Tudo tem que transmitir o momento e não soar forçado. Afinal, ninguém quer ser registrada com cara de quem acabou de acordar ou sair do banho e isso requer um olhar diferenciado do fotógrafo. Ele precisa estar atento ao ambiente, aos olhares. Esperar o momento certo para fazer uma foto especial.


Já a noiva, tem que sentir-se bem em ser fotografada ainda se arrumando. O fotógrafo é alguém novo naquele ambiente onde ela está a vontade com sua mãe, irmãs, madrinhas, amigas… E, imaginem, chegar alguém com uma câmera naquele momento, pode deixar (e deixa!) muita gente desconfortável.


O que pode ajudar muito é já ter conhecido o fotógrafo antes, feito a e-session com ele ou ter batido um bom papo sobre como acontece a sessão de making of, afinal, este profissional vai participar de momentos e horas importantes no seu grande dia. Mas, como em todas as outras fases desse dia, relaxando, uma sintonia maior acontece durante a cerimônia e festa, porque, lembre-se, ele viu os preparativos e sabe exatamente como você reagiu a cada detalhe.


Então, noiva, deixe-se maquiar e pentear como se a câmera não estivesse no ambiente. Ignore e só olhe se sentir-se confortável. Evite posar como não posaria em uma outra foto. Seja natural durante sua preparação que o ensaio fluirá bem e, inclusive, diminuirá o nervosismo.


O mesmo vale aos noivos. Não é lá muito confortável ser fotografado barbeando-se, vestindo a camisa ou mesmo fazendo o nó da gravata. Então, se não está totalmente confortável com esta ideia, não é no dia que deve ser decidido. Trabalhe esta ideia imaginando o que gostaria de guardar como lembrança desse dia, antes do grande momento. Façam um roteiro juntos, discutam com o seu fotógrafo e preparem tudo.


Lembre-se que alguns detalhes que irão para o seu ábum poderão ser captados durante a sua preparação. Sapatos, o vestido, camisa, abotoaduras, aliança, brincos… Tudo faz parte do seu making of e será devidamente registrado. Sem contra que essas fotos também servem como um check list para saber se está tudo conforme o planejado. Se alguma coisa for esquecida, é neste momento que você ainda consegue correr atrás.


E o mais importante: desligue-se de tudo e relaxe, mas não esqueça de alimentar-se, beber muito líquido e curtir o seu dia de estrela, afinal, as pessoas estão lá por vocês e querem vê-los lindos. Então, aproveitem seus momentos de estrela e ajam como se tivessem paparazzis querendo a melhor imagem dos noivos. Aproveite seus preparativos e deixe-se registrar. As imagens do seu making of serão um complemento às suas lembranças do grande dia."